Marketing Digital 360: o que é e como aplicar?
Marketing Digital 360 é uma abordagem de divulgação de produtos, serviços e marcas, a qual engloba o uso sistemático e integrado de múltiplos canais de contato com consumidores que estão em diferentes estágios de compra.
Sendo assim, esse tipo de Marketing pode abranger:
Segmentos variados de consumidores
Diferentes estágios da Jornada de Compra do Consumidor
Diferentes etapas do Ciclo de Vida dos Clientes
Campanhas online
Campanhas offline
Em outras palavras, neste contexto, a ideia é cercar por todos os lados (360 graus) as pessoas que estão interessadas na sua empresa e naquilo que você vende, até que elas façam uma ou mais compras.
Acesse e leia também o post “O que é Marketing Digital”. Conheça, dessa maneira, o conceito, as estratégias e as vantagens dessa ciência.
FERRAMENTAS DO MARKETING DIGITAL 360
Os consumidores que se interessam pelos produtos da sua empresa acessam informações por meio de diferentes canais.
Desse modo, é imprescindível que as suas marcas estejam presentes no maior número de canais de divulgação possível.
São, por exemplo, canais que podem ser amplamente utilizados no Marketing Digital 360:
Links patrocinados (anúncios pagos em motores de buscas e sites parceiros)
E-mail Marketing
Conteúdo SEO
Vídeo Marketing
Comparadores de preços
Loja virtual
Website
Blog
Mídias sociais
No Marketing Digital 360, a publicidade deve chegar ao máximo de tecnologias digitais possíveis dentro do orçamento
Além disso, é possível combinar campanhas online com outras offline do Marketing tradicional. Para isso, aposte em anúncios em:
Jornais e revistas impressos
TVs e rádios
Prospects impressos (chaveiros, adesivos, panfletos, etc.)
Outdoors
Faixas
Totens
Fachadas
Painéis
Publicidade offline ainda é essencial
Ao proceder desta forma, sua empresa assegura uma divulgação uniforme, a qual certamente atingirá consumidores que consomem informações em canais distintos.
Acesse e leia também o artigo “Agência de Marketing Digital SP“. Saiba, então, como contratar serviços de Marketing na capital paulista.
VANTAGENS
São vantagens do Marketing Digital 360:
Distribuição uniforme de informações da sua marca em diferentes canais
Distribuição de informações para consumidores em diferentes etapas de compras
Maior visibilidade de marca por consumidores com hábitos de consumo de conteúdo distintos
Potencialização do relacionamento com os consumidores
Como se pode observar, ao divulgar em vários canais ao invés de apenas em um, a sua marca cerca as pessoas e, por isso, ganha maior consistência na mente delas.
Acesse e leia também o post “Importância do Marketing Digital“. Assim, fique por dentro de 5 motivos para usar este recurso na sua empresa.
COMO CRIAR SUAS CAMPANHAS
Para criar suas campanhas de Marketing Digital 360, siga o seguinte passo a passo:
Planejamento: crie um Plano de Marketing
Canais: escolha os canais mais adequados para divulgar
Direcionamento: escolha grupos de consumidores e foque em suas etapas de compras
Monitoramento: analise os resultados enquanto as campanhas ocorrem
Otimização: corrija erros e direcione suas campanhas para o sucesso
Plano de Marketing é sem dúvida importante para o processo como um todo
Enfim, para aplicar esta abordagem 360 peça ajuda para uma agência de Marketing Digital caso não possua um departamento de Marketing a disposição na sua empresa.