Como começar uma estratégia de SEO?
Para obter o tráfego orgânico que você tanto deseja, é essencial que o conteúdo publicado em seu blog seja relevante para alguém. Até aí você já sabe, mas como é que as pessoas encontrarão o seu conteúdo?
Como qualquer estratégia de marketing, tudo começa com planejamento: quais resultados você quer atingir com SEO, quem deseja alcançar, como você pretende chegar lá?
É isso que vai pavimentar o caminho para o sucesso da sua estratégia.
Além disso, você também deve saber que uma estratégia de SEO geralmente dá resultados no médio e longo prazo.
Não espere um retorno imediato, como pode acontecer com anúncios e links patrocinados, ok? Apesar disso, SEO costuma dar um retorno mais sustentável ao longo do tempo.
Dito isso, vamos aos primeiros passos do SEO:
Definição de objetivos
O primeiro passo da estratégia é definir quais são os seus objetivos ao otimizar seu site, blog ou loja virtual. Para isso, é preciso saber o que o SEO é capaz de oferecer, por exemplo:
Aumentar o tráfego orgânico;
Gerar mais leads;
Gerar mais vendas;
Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC);
Educar o mercado;
Aumentar a autoridade da marca.
Procure sempre alinhar esses objetivos de SEO aos macro objetivos da sua marca. Se ela quer aumentar o brand awareness, por exemplo, SEO pode ajudar nisso ao colocar o site da empresa em evidência nas primeiras posições do Google.
Ao definir os objetivos, você também pode identificar metas e KPIs.
Se você quer ter mais autoridade, por exemplo, pode usar as métricas de Domain Auhtority e Page Authority. Defina qual pontuação deseja alcançar nesses KPIs e em quanto tempo.
Assim, durante e depois de executar a estratégia, você pode conferir esses indicadores para saber se tomou o caminho certo para alcançar seus objetivos.
Definição da persona
Outro passo importante do planejamento é a definição da persona.
Afinal, para quem a sua estratégia se destina? Com quem você precisa se comunicar? Quem você quer atrair para o seu negócio?
A persona é a descrição de um personagem semifictício que represente um cliente ideal da sua marca, com dúvidas, dores e necessidades reais, que você pode ajudar a resolver. Ela deve ser construída com base em dados reais de clientes, por meio de pesquisas, questionários e entrevistas.
Essa construção da persona deve considerar as etapas do funil de vendas, que geram diferentes demandas para as pessoas. Elas ficam evidentes nos tipos de palavras-chave que são utilizadas nas pesquisas: elas tendem a ser mais abrangentes no início e se tornam mais específicas até o final.
Mais adiante você vai entender melhor sobre as palavras-chave.
Ferramentas iniciais e básicas de SEO
Para começar uma estratégia de SEO, é preciso contar pelo menos com as ferramentas básicas.
Elas ajudam a fazer um diagnóstico da situação atual, embasar o planejamento, fazer as primeiras otimizações e começar a acompanhar os impactos de cada ação.
Estamos falando, principalmente, de duas ferramentas indispensáveis para o SEO: Google Analytics e Google Search Console. Elas são fornecidas gratuitamente pelo Google e sempre vão acompanhar as suas estratégias.
Vamos conhecê-las melhor:
Google Analytics
Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados amplamente usada que oferece uma infinidade de recursos para avaliar o desempenho de estratégias digitais. No SEO, ela pode ajudar de diferentes formas:
Conhecer melhor seu público para construir a persona;
Identificar quais são as páginas mais visitadas e com melhor desempenho;
Monitorar os números de tráfego orgânico;
Identificar os canais que mais geram tráfego (e-mail, social, orgânico etc.);
Entender o engajamento (taxa de rejeição, páginas por visita, duração da sessão);
Monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.
Essas são apenas algumas análises que você pode fazer com o Google Analytics e que podem auxiliar desde o planejamento até o monitoramento do SEO.
Mas você vai encontrar muitos outros dados na ferramenta para ajudar na sua estratégia.
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google e oferece relatórios valiosos para SEO. Estes são alguns recursos que ele oferece:
Saber se existem problemas de indexação no site;
Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
Monitorar a posição média das suas páginas na SERP;
Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na SERP;
Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na SERP;
Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu;
Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.
O Google Search Console é um pouco mais técnico, por isso é voltado para webmasters.
Mas a interface é bastante amigável, então qualquer pessoa pode usá-la para fazer diagnósticos e direcionar demandas mais complexas para profissionais especializados.
A ferramenta também pode gerar vários insights para otimizações em conteúdos, além de ser a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para suas páginas e a taxa de cliques das suas principais palavras-chave.