7 dicas de como vender pelas redes sociais
As redes sociais estão em alta e as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas. A cultura das mídias sociais é tão forte nos dias atuais que é como se as palavras “compartilhar” e “curtir” ganhassem novos significados. É claro que, como empreendedor, você já deve ter se questionado em como vender pelas redes sociais.
Não tenha dúvidas de que as redes sociais podem ser fortes aliadas de sua empresa, aumentando suas vendas e otimizando seus resultados. A questão é: Você sabe utilizar as redes sociais a favor de sua empresa para vender mais? Não? Então confira agora 7 dicas de como vender pelas redes sociais!
1. Ofereça ofertas e descontos “irrecusáveis”
As palavras “ofertas” e “descontos” já possuem um poder natural de atrair clientes, afinal, quem não se interessa por uma oportunidade de economizar, não é mesmo? A ideia é unir a força das promoções com o poder de alcance das redes sociais, de forma que o consumidor não consiga recusar o seu produto.
Mas lembre-se: é preciso oferecer propostas realmente interessantes e cumprir o que promete! Nada de fazer promoções do tipo “tudo pela metade do dobro”. Perder a credibilidade com seu público é um tiro no pé e, com a propagação desse tipo de atitude, as redes sociais podem deixar de ser um grande aliado e se tornar seu pior pesadelo!
2. Incentive o compartilhamento
O pilar das redes sociais é o compartilhamento, portanto, não se sinta intimidado em pedir aos usuários que curtem sua página para compartilhar suas postagens.
Muitas páginas oferecem promoções e sorteios, para usuários que curtirem sua página e seus posts e compartilharem seu conteúdo. Essa é uma estratégia muito útil para se tornar mais conhecido em pouco tempo. Entretanto, é sua função entregar um conteúdo de qualidade que valha a pena ser compartilhado e que mantenha o interesse dos seguidores em suas redes sociais, mas falaremos mais sobre isso adiante.
3. Produza conteúdo segmentado para seu público-alvo
Quem é o seu público-alvo? Não sabe? Então tente responder às seguintes perguntas sobre o perfil de seus clientes:
Qual é a sua faixa etária?
Qual é a sua classe social?
Quais são os seus hobbies?
Qual o contexto cultural e político em que estão inseridos?
Quais são os traços comportamentais mais marcantes?
Quem é o seu público-alvo?
São mães modernas que trabalham fora e priorizam a educação de seus filhos?
São empreendedores experientes que vivem ligados em todas as novidades sobre economia?
Lembre-se que as pessoas possuem perfis e interesses distintos, por isso é necessário identificar qual o perfil de seu público-alvo e produzir conteúdo segmentado para que ocorra engajamento naturalmente.
Ou são adolescentes fanáticos por celebridades e artistas internacionais?
Lembre-se que as pessoas possuem perfis e interesses distintos, por isso é necessário identificar qual o perfil de seu público-alvo e produzir conteúdo segmentado para que ocorra engajamento naturalmente.
4. Conheça as estratégias de seus concorrentes
É importante que você sempre tenha as suas próprias estratégias de marketing, mas analisar o que a concorrência anda fazendo pode trazer lições valiosas para o seu negócio.
Fique de olho nas páginas das redes sociais da concorrência e veja que estratégias deles estão funcionando para atrair vendas pela internet, como os horários das postagens, a frequência e até mesmo a linguagem que utilizam para atingir o público.
Retenha apenas o que for útil para a sua empresa e crie uma metodologia própria, afinal, nem tudo que funciona para uns, é útil para outros da mesma forma. Não há uma fórmula secreta para o sucesso.
5. Mantenha uma frequência constante de publicações
Dentro do contexto das redes sociais, não há nada que descredibilize mais uma página do que parecer “abandonada”. Os usuários reparam nesse tipo de comportamento nas redes sociais. As empresas que não mostram preocupação com sua imagem no âmbito digital são vistas como ultrapassadas e sem perspectiva de inovação.
Vivemos na era da tecnologia e as pessoas estão vivendo cada vez mais conectadas, portanto, procure manter uma boa frequência de postagens em suas redes sociais. Não precisa necessariamente postar mais do que uma vez por dia, mas também não fique sem publicar conteúdo novo por vários dias consecutivos.
6. Relacione-se com os usuários
O fato de as redes online serem chamadas de “sociais” não é um mero acaso. É preciso desenvolver um relacionamento com o seu público. Jamais os deixe falando sozinhos, sempre responda seus comentários de forma descontraída e profissional ao mesmo tempo.
7. Desenvolva engajamento por meio de ações criativas
A criatividade é o limite. As redes sociais possibilitam criar as mais variadas ações de marketing para desenvolver engajamento. Portanto, pense se talvez um concurso cultural se aplique ao seu público-alvo. Uma campanha que incentive uma boa causa social também pode ser uma ótima ideia, pois, hoje em dia, as pessoas têm se identificado com empresas que mostrem um lado humanitário. O importante é desenvolver estratégias que estimulem compartilhamentos, curtidas, comentários e todo o tipo de engajamento dos usuários. Isso vai se refletir claramente na força de sua marca no meio digital e em maiores conversões de vendas pela internet.
Fonte: Sage