Como expor sua marca de maneira estratégica?
Em um mercado recheado de ofertas, chamar atenção dos consumidores ao expor marca se tornou um trabalho que envolve esforços conjuntos e muito bem planejados para funcionar — o que está diretamente relacionado com o conceito de BrandAwareness.
Você já ouviu falar sobre ele? Pois bem, saiba que é quando uma marca é facilmente reconhecida pelos seus potenciais clientes, sendo associada a um tipo de produto ou serviço. Mas como chegar nesse estágio a partir de iniciativas simples?
O importante é começar a mudança hoje mesmo. Separamos algumas dicas para que você comece a movimentar o seu negócio e apareça para mais pessoas, aumentando o seu potencial de venda, principalmente em eventos do meio. Confira:
1. Determine o objetivo da presença da sua marca
Parece um ponto bastante óbvio, mas é fundamental entender o porquê de você estar fazendo o que está fazendo. Muitos empreendedores começam em um ramo de negócio e acabam não tendo sucesso exatamente por não terem um objetivo claro.
Isso está muito relacionado à missão e à visão do seu negócio. É importante que você pare e reflita sobre o motivo principal da existência do que você faz e, principalmente, onde está querendo chegar. Só assim você conseguirá aumentar o engajamento, observar resultados e perceber o quão perto ou longe ainda está de bater suas metas.
Expanda esse pensamento para a presença em eventos, por exemplo. Vale a pena? Por que você estará lá? O que você ganha com isso? Só depois disso tome a decisão de participar ou não.
2. Entenda o seu cliente
Sabe aquele ditado de que “o cliente sempre tem a razão”? Isso é bem verdade. Seu cliente é a grande razão da existência do seu negócio, então você precisa conhecê-lo profundamente. Entenda as necessidades que ele tem antes dele mesmo e ofereça soluções para isso. Com o tempo, ele passará a enxergar você e sua marca como especialistas do mercado e, por consequência, a procurará sempre que precisar de algo relacionado.
Outro ponto importante é ter o discurso mais assertivo para o seu tipo de público. Determine com quem você está conversando (e mirando seus esforços de venda) e utilize uma linguagem que seja correspondente. Se você está no mercado de produtos para cabelo, por exemplo, você não será formal na sua comunicação. Já se você está divulgando serviços contábeis, cabe um pouco mais de formalidade.
3. Trabalhe na divulgação
Vale lembrar que um evento começa muito antes do dia em que acontece de fato. Portanto, você precisa trabalhar a divulgação dele nas mais diferentes plataformas que combinem com seu público. Para isso, é interessante que você marque presença no ambiente digital.
Hoje, o Facebook é um dos maiores canais de comunicação e, se você quer se fazer ver por potenciais clientes, precisa estar lá. Além de aumentar o conhecimento da marca no geral, a rede permite que você mire e acerte seu público-alvo, mediante investimentos de mídia para direcionamento dos posts para um público que provavelmente converterá mais fácil.
Use também de espaços físicos que seu público frequenta para fazer a distribuição de panfletos ou outras ativações (que podem envolver pequenos brindes). É importante deixar a sua equipe uniformizada nesses tipos de ação, criando uma associação mais óbvia para os futuros clientes.
4. Chame atenção de grandes clientes
Muita gente passará por você em um grande evento. Por isso, é fundamental que você entenda quem são os seus futuros propagadores da marca e quem são aqueles que vão se tornar verdadeiros clientes. Isso tem bastante a ver com o público da feira onde você está.
Se ela faz parte do seu ramo de negócio, as chances de conversão em venda são muito maiores, por exemplo. Vale lembrar que, se você for marcante o suficiente, não importa onde você esteja, pois acabará sendo lembrado pelos seus futuros clientes.
Agora que você já conferiu nossas dicas para melhor expor marca, chegou a hora de começar a mudança. Planeje-se e comece essa virada de chave hoje mesmo.
Aproveite e conte para a gente nos comentários qual vai ser sua primeira medida e também qual delas você acha que é mais efetiva para trazer sua marca a lembrança imediata dos seus clientes.