7 tendências de estratégias para as redes sociais em 2022: Veja com a X10:
O mundo das mídias sociais mudou tanto nos últimos anos que se tornou um desafio permanecer no topo do jogo.
São grandes redes, cada uma com suas oportunidades e desafios. Os consumidores, enquanto passam muito tempo nas redes, também se tornam mais exigentes e aguardam conteúdos personalizados e específicos.
Para as empresas que querem aproveitar todas as vantagens do marketing nas mídias sociais, a maneira de fazer isso é ficar de olho no futuro.
Pensando nisso, separamos 7 tendências de redes sociais para impulsionar seus negócios em 2022. Confira!
1. REDES SOCIAIS NO INÍCIO DA JORNADA DE COMPRA
Já faz um tempo que as vitrines físicas não são mais o primeiro ponto de contato dos clientes para as compras. Os consumidores descobrem, compartilham e compram tendências em seus smartphones ou laptops diretamente na mídia social.
É fundamental que as marcas se adaptem a esse comportamento relativo à mudança do consumidor e que você se concentre em ser visível onde seus consumidores passam o tempo e fazem compras. Em 2022, sua vitrine principal deve estar em plataformas sociais. É o local em que as marcas estão construindo seguidores e reconhecimento e também onde os consumidores descobrem e pesquisam as tendências, os produtos e as marcas para comprar.
2. SOCIAL COMMERCE
Se as redes sociais já viraram vitrines há algum tempo, era de se esperar que elas também mudassem o conceito de lojas.
Isso é o social commerce ou o comércio social: o ato de comprar diretamente nas redes sociais. Páginas de lojas no Facebook, produtos marcados no Instagram e a aba <Loja> na mesma rede são amostras da tendência de comprar sem ter de sair do perfil da marca.
Para ficar de olho na rede que os consumidores usam para comprar, fique atento aos dados da pesquisa Social Commerce do Opinion Box e Social Miner. Em relação às redes sociais preferidas pelos usuários para comprar, a função Shopping do Google é usada por 53%. Em segundo lugar vem o Instagram, com 50% de preferência, seguido pelo Facebook, com 43%.
3. VÍDEOS CURTOS
Quando falamos de vídeos curtos, provavelmente a primeira imagem que vem é a do TikTok. O app, que segue batendo recordes de downloads pelo mundo, funciona exatamente à base desse formato de conteúdo.
Vídeos curtos, rápidos e de impacto.
O efeito causado pelo TikTok já foi repercutido em outras grandes redes, como o Instagram e seu equivalente Reels. Mais recentemente, o YouTube Shorts também foi lançado como alternativa para esse formato de conteúdo.
Esse estilo de vídeo precisa ser pesquisado e dominado para quem quer embarcar nessa tendência. Filtros específicos, legendas, trilhas sonoras e até as famosas dancinhas devem ser usadas do jeito certo para quem quer aproveitar essa tendência.
4. O PODER DO TIKTOK
Se há uma grande tendência para 2022, essa é o domínio contínuo da TikTok. A plataforma de vídeo de curto prazo quebrou recordes de 3 bilhões de downloads em 2021, tornando-se rapidamente o aplicativo ideal voltado a se conectar com consumidores atuais e futuros.
Uma pesquisa sobre o TikTok no Brasil mostra que seus usuários são extremamente engajados. 81% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 38% entram no TikTok várias vezes ao dia, e 6% deixam o aplicativo o dia todo aberto.
Alimentado por um sistema de recomendação de conteúdo altamente personalizado, o TikTok pode ajudar as marcas a obter exposição e se conectar com um público qualificado e engajado. Como o aplicativo busca apresentar um aspecto de e-commerce e um modelo de monetização, as marcas que desejam se conectar com os consumidores precisam ser experientes em TikTok.
Agora que você sabe do poder dessa rede, aprenda a fazer marketing para o TikTok.
5. EXPERIÊNCIAS OMNICHANNEL DE VERDADE
O modelo omnichannel ou omnicanal, em 2022, tende a mudar a maneira como os consumidores se envolvem com as mídias sociais.
Com o avanço do combate à pandemia, as pessoas tendem a transitar mais, e isso não vai acontecer somente no tráfego nas ruas. Os consumidores, inclusive os que aderiram às compras online na pandemia, podem mesclar o comportamento nos canais online e offline.
Aprenda sobre o conceito de omnichannel e adapte sua estratégia de comércio com base nessa tendência para atender às demandas reais dos consumidores.
6. O AUGE DO MARKETING DE INFLUÊNCIA
O marketing de influência é agora um formato dominante. À medida que o impacto da mídia social continua a crescer, também aumenta o peso e a “influência dos influenciadores”. Novas regras resultaram em maior regulamentação e responsabilidade do influenciador, e muitos influenciadores prosperaram com um crescimento expressivo de público e engajamento.
O marketing de influenciadores oferece hoje bons resultados. Mas o que virá pela frente?
As marcas que aproveitam ao máximo essas oportunidades são aquelas que investigam o que motiva os consumidores e identificam os influenciadores que causarão o maior impacto. Se você não está considerando o marketing de influência em 2022, você correr o risco de perder a expansão de sua base de clientes.
7. COLOQUE AS PESSOAS NO CENTRO – MAIS DO QUE NUNCA!
Já estamos mergulhados na Era do Consumidor há algum tempo, mas a pandemia acelerou ainda mais essa mudança, colocando clientes firmemente no comando de 2022 e além.
Seus potenciais e atuais clientes querem um conteúdo mais personalizado. Elas querem um serviço mais rápido. Elas querem experiências melhores. E elas querem tudo agora. Para que sua marca sobreviva, você terá de ouvi-las e responder prontamente às essas demandas. Antes de criar conteúdo, de conversar com as pessoas nas redes sociais e de fazer ofertas a elas, saiba o que elas desejam. Pesquise seu público, conheça suas necessidades e, só a partir daí, use todo o potencial das mídias sociais para conquistá-lo.
Fonte: Inovação Sebrae
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