Agência X10: Influência das gerações:
Lá se vão 25 anos desde que o SixDegrees (sixdegress.com) surgiu. Considerada a primeira rede social do mundo, a precursora do Orkut chegou a ter aproximadamente 3,5 milhões de usuários antes de acabar, em 1999.
Hoje, se focarmos apenas nas redes sociais mais conhecidas, temos: o Facebook, com 2.9 bilhões de usuários ativos ao mês, o YouTube, com 2.5 bilhões, o Instagram, com 1.4 bilhão e o TikTok, com 1 bilhão, de acordo com o portal Statista.
Hoje, a Geração Z representa 36,7% da população mundial, mas como afirmou Kate Ancketill, CEO do GDR Creative Intelligence, durante a NRF 2022, em 2030, somadas as gerações Z e Alpha (nascidos a partir de 2010) elas totalizarão 50% da população mundial.
Para esses jovens, o Facebook é coisa de tiozão. O percentual de jovens com idade entre 13 e 17 anos que usa a plataforma caiu para 32% em 2022, enquanto que, em 2015, era de 71%, mostra o estudo da Pew Research.
Embora ainda não tenham poder de compra tão elevado quanto às gerações anteriores, os “zoomers” já influenciam nos hábitos de consumo das famílias. Foi o que evidenciou o levantamento “Consumer View”, realizado pela NRF. De acordo com o estudo, 87% dos pais pesquisados afirmaram sofrer influência dos filhos em relação às compras de artigos variados, de alimentos a viagens. As sugestões dos filhos ocorrem, principalmente, na hora de pesquisar produtos, comparar preços e verificar a disponibilidade dos itens procurados.
Vale lembrar que, globalmente, 76% dos consumidores compram um produto após virem recomendações de outras pessoas, segundo o relatório State of the User-Generated Content 2022, da TINT. Imaginem, então, se a recomendação for do seu próprio filho.
Para resumir, um jovem que está lá no TikTok, ou no YouTube, ou em outra rede qualquer, pode induzir um shopper a consumir a sua marca.
Fonte: G1
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