Agência X10: Nas redes sociais, uma imagem vale mais do que mil palavras?
Cada vez mais empresas usam imagens e vídeos para se comunicar com seus clientes na internet, especialmente com publicações nas redes sociais. Essa é a conclusão de um levantamento realizado pela Buzzmonitor nas principais plataformas utilizadas no Brasil entre janeiro de 2020 e julho de 2022.
A pesquisa analisou por meio de inteligência artificial as publicações em Youtube, Facebook, Instagram e Twitter. As publicações de imagem aumentaram em 30% a participação nos últimos 3 anos. Segundo a Buzzmonitor, a diferença cresceu nos últimos 12 meses, alavancado principalmente por Facebook e Instagram.
Para Gabriella Coffioni, head de marketing da LTK na América Latina, esse movimento pode ser atribuído também à pandemia, pelo isolamento imposto pela quarentena. “Todo o entretenimento e as funções básicas offline foram fechados e quase toda a atenção das pessoas foi transferida para dentro das redes sociais”.
Enquanto isso as publicações em texto apresentaram queda. De 78% de todas as publicações criadas por perfis corporativos em 2020, para 65% até julho deste ano. A proporção de imagens aumentou em 30% em comparação com 2020.
Ao mesmo tempo, a participação do Instagram cresceu de 12% para 40,4% apenas nos últimos 12 meses. Já o texto se manteve estável, representando 6,4% das publicações em 2020 e 6,2% em 2021, apesar de um pico de 13% em 2021.
Operadoras de telefonia disponibilizaram acesso gratuito às redes do Meta, segundo o Portal de Planos em 2020. Ainda em um contexto de pandemia analisado pelo estudo da Buzzmonitor, o aumento no uso das redes sociais se deve ao que Gabriella Coffioni definiu como a atribuição de “novos papéis ainda mais importantes na nossa vida, como os de relacionamento, trabalho, estudo, consumo e entretenimento”.
E as empresas seguiram esse fluxo, ao começar a investir mais nas redes sociais como canais de comunicação e engajamento. “Especialmente em campanhas com influenciadores, como solução para sensibilizar suas campanhas publicitárias e fortalecer as vendas”, destaca Gabriella.
Fonte: Consumidor Moderno
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