Agência X10: Redes Sociais mostram que 75% das pesquisas são para compras de produtos
A Pesquisa Social Commerce 2.0 – Tendências de consumo nas redes sociais, realizada pela All In e OpinionBox, mostra que 75% dos consumidores entrevistados usam as redes sociais para pesquisar produtos.
Também entre os mais de 1.000 entrevistados, 71% afirmaram que utilizam as redes sociais para fazer compras, 61% afirmaram ser adeptos ao Live Commerce (venda de produtos em lives) pelos descontos exclusivos. O Instagram é a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos.
“De fato, o Instagram é um oceano azul, e o empreendedor pode fazer dele sua fonte de renda. O Instagram, assim como as outras redes sociais, está ligado diretamente ao indivíduo, ao relacionamento e a humanização”, menciona a especialista em redes sociais e CEO, Adriana Coutinho.
E é justamente a humanização que faz com que cresça o interesse pelo chamado social commerce. Segundo a pesquisa, as redes sociais trouxeram mais chances de venda a lojas que não possuem uma estrutura de site/aplicativo e podem vender por DM, WhatsApp e ainda contam com uma vitrine online. “Isso amplia muito as chances de pequenos negócios, dos mais variados segmentos”, ressalta a especialista.
Quais as pesquisas de produtos?
Segundo a pesquisa, dentre os 75% que afirmaram utilizar as redes para pesquisar antes de comprar, o comportamento é o seguinte (considerando que o mesmo entrevistado pode ter indicado mais de uma opção):
67% buscam informações sobre preços;
60% buscam comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (avaliações);
57% buscam imagens/fotos que ilustram o produto;
55% procuram detalhes sobre os produtos, como opções de cores, materiais, tamanhos;
49% buscam informações sobre frete;
44% buscam dados da empresa, como endereço do site ou da loja física;
31% conferem a existência de certificados de autenticidade/segurança (contas verificadas, por exemplo);
24% buscam canais de atendimento/contato.
“Diante desses dados tão importantes, fica clara a necessidade de investir tempo e cuidado com a sua marca nas redes sociais. Não basta mais ter apenas uma loja física e uma loja virtual, se ambas não conversam com seu público onde ele está. O novo cliente digital dá grande valor para uma experiência mais humana e criativa na internet”, conclui Adriana.
Fonte: Diário Zona Norte
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