Aprenda com a X10: O que é engajamento?
O que é Engajamento?
No dicionário engajamento é ato ou efeito de engajar, ou seja, o ato de participar de determinada atividade e colaborar para que ela aconteça.
Sendo assim, essa palavrinha pode ser aplicada a diversos contextos, como por exemplo: engajamento social, nas redes sociais, corporativo, e até mesmo, militar. Interessante, não é mesmo?
Além disso, é preciso ressaltar que com o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, ter uma rede social engajada se tornou essencial para empresas e para pessoas que trabalham diretamente com isso.
Sendo assim, agora que você já sabe o que significa engajar você deve estar se perguntando: qual a importância do engajamento pra mim ou para o meu negócio?
Qual a importância do engajamento?
Com o avanço da tecnologia, diversificam-se também as formas de comunicação e, consequentemente, os meios de se conquistar o mercado consumidor.
Desse modo, o engajamento é fundamental para empresa, seja internamente ou externamente.
Mas, como assim? Você deve estar se perguntando.
Lembra quando falei anteriormente que existem diversos tipos de engajamento? Pois é, cada um deles podem ajudar a sua empresa a crescer.
Isso porque existe o engajamento corporativo, que diz respeito à ligação afetiva do colaborador com a empresa e, consequentemente, com a sua vontade de contribuir positivamente.
E, também o engajamento digital, que é uma das principais estratégias de marketing digital existentes.
Sendo assim, possuir uma rede social engajada e colaboradores engajados é extremamente positivo para o seu negócio. Uma vez que, sua empresa terá destaque nas redes sociais, ou seja, estará sendo mencionada e seus colaboradores terão empenho em fazer a empresa crescer.
É unir o útil ao agradável, não é mesmo?
Além disso, o engajamento é a métrica responsável por demonstrar o sucesso que suas estratégias de marketing estão atingindo. Ou seja, é uma forma de mensurar qual o nível de satisfação dos consumidores com a sua marca e ainda, qual o nível de autoridade ela transfere.
O que é Engajamento Corporativo?
Como já foi dito anteriormente, existem diversas formas de engajar atualmente. Por esse motivo, elaboramos esse tópico para falar exclusivamente sobre o engajamento corporativo.
Para isso, é necessário entender o que significa engajar corporativamente.
Logo, é possível afirmar que o engajamento corporativo surge quando um colaborador está motivado e satisfeito com o seu trabalho e, portanto, se empenha em realizar as tarefas da melhor maneira possível.
Além disso, colaboradores empenhados são mais propensos a indicar a empresa, trazendo pessoas qualificadas para trabalhar no mesmo local, o que obviamente, auxilia no crescimento e desenvolvimento da empresa.
Outro ponto interessante de ressaltar é que esses colaboradores motivados, tendem a fazer mais entregas para a empresa, ou seja, produzem mais. Assim como, são mais capazes de elaborar inovações e novos projetos para a empresa.
Muito interessante, não é mesmo?
Todavia, não basta apenas possuir colaboradores empenhados, é necessário analisar qual a taxa de engajamento da sua empresa. Para isso, conheça as métricas existentes para essa análise.
eNPS (employee Net Promoter Score)
Se a empresa em que você trabalha possui um RH antenado, é provável que você já tenha respondido um formulário eNPS.
Esse formulário é uma forma de medir o engajamento de uma empresa, de modo que pretende compreender qual o nível de satisfação do colaborador com a empresa.
Desse modo, por meio de uma escala que vai de 0 a 10, as empresas conseguem entender se os colaboradores são promotores, neutros ou detratores da marca.
Sendo assim, as notas 9 e 10, representam os colaboradores que tiveram uma ótima experiência com a empresa, que possuem uma ligação afetiva com a mesma e ainda, indicariam a empresa para outras pessoas. Esses colaboradores são chamados de promotores.
As notas 7 e 8 representam que o colaborador possui uma ligação afetiva com o negócio, mas não indicaria a empresa para outras pessoas. Esses funcionários são nomeados como neutros.
Já os detratores da marca são aqueles colaboradores que deram nota de 0 a 6. Essa nota significa que o funcionário não está satisfeito com a empresa e que, portanto, não indicaria o local como um bom lugar para trabalhar.
No caso dessa última nota, é necessário buscar informação sobre o evento ou fato que levou o colaborador a agir assim, para posteriormente aumentar o engajamento da empresa.
NPS (Net Promoter Score)
Já o NPS mede a satisfação dos consumidores com a empresa, e não dos colaboradores, como foi explicado anteriormente.
O NPS, assim como o eNPS, mede através de uma escala o nível de satisfação do consumidor com a marca, através da seguinte pergunta: “De 0 a 10 o quanto você recomendaria a empresa a um amigo ou familiar?”.
Assim como o eNPS existem as divisões para consumidores promotores, neutros e detratores.
Métricas importantes para uma empresa, não é mesmo?
Sendo assim, que tal aprender um pouco mais sobre um outro tipo de engajamento: o das redes sociais?
Engajamento das redes sociais
Outro aspecto muito importante atualmente é o desempenho de uma marca, empresa ou produto nas redes sociais.
Isso porque o entusiasmo dos consumidores nas redes sociais é muito importante para a marca e, além disso, gera uma boa impressão em futuros consumidores.
Existem algumas dicas para promover a interação do seu público nas suas redes sociais, são elas:
Entenda seu público e a sua persona;
Esteja presente em diferentes plataformas de comunicação, ou seja, tenha o perfil da sua marca no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, etc.;
Crie conteúdo relevante para o seu público;
Mensure o resultado das suas ações, assim você poderá entender onde poderá melhorar e onde deve manter suas ações.
Entre Outros.
Fonte: Voitto
Comments