Coloquei meu e-commerce no ar e agora? Veja com a X10:
Com a crise política e econômica que vivemos nos últimos anos, vários empresários olharam para o varejo online como uma oportunidade de “driblar” essa situação, compensando a queda no faturamento, diminuindo seus custos operacionais e aumentando sua rentabilidade. Esta movimentação exponencial do mercado resultou em organizações e profissionais despreparados, que lançaram um e-commerce sem ter a mínima ideia de como conduzi-lo.
Neste cenário, convido você a ler o artigo “Quero ter um e-commerce, por onde começo?”. Esta leitura vai proporcionar algumas reflexões sobre erros e acertos em um projeto de loja virtual, além de esclarecer possíveis dúvidas que ainda estejam sem respostas.
É sabido que a gestão de uma empresa engloba várias áreas e processos, seja ela online ou offline. Mas hoje, meu objetivo é direcionar você em um destes processos, o Marketing. Trata-se de um dos processos mais importantes após o lançar um e-commerce. Por isso tenha como base os conceitos de Inbound Marketing, Outbound Marketing e Marketing de Performance. Inbound Marketing
Inbound Marketing quer dizer marketing de atração. Seu objetivo é atrair e fidelizar os clientes, despertando neles o interesse pela sua marca, produto ou serviço. No Brasil, já é um assunto muito discutido principalmente quando falamos em funil de vendas, mas este conceito surgiu originalmente nos Estados Unidos no final da década de 90 e ganhou força a partir de 2009.
Veja algumas técnicas de como aplicar Inbound Marketing a favor do seu e-commerce:
Tenha um SEO bem estruturado
SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para mecanismos de busca, composta pelo conjunto de técnicas e estratégias que permitem o melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos sites de pesquisa, ganhando visibilidade sem o custo de uma mídia paga.
Esteja presente nas redes sociais
Após identificar seu público, em quais redes sociais ele está e qual linguagem apropriada a ser utilizada, defina um planejamento de postagens e conteúdos que despertem o interesse, atraindo visitantes para a sua loja virtual. Lembre-se: o foco das redes sociais é conteúdo e interação, então proporcione informação e não apenas “grite” produtos, ofertas e promoções.
Tenha um blog
Além de proporcionar informação, o blog é um ótimo canal para fortalecimento da marca. Ele aumenta a presença online e contribui efetivamente no processo de venda, pois leva conhecimento aos seguidores e indiretamente incentiva o consumo do seu produto ou serviço. Explore estrategicamente conteúdos relacionados ao seu segmento, como: dicas, novidades, tutoriais, notícias, etc.
Faça Vídeos
Além de facilitar a absorção de um conteúdo, os vídeos ajudam sua marca a ter autoridade sobre algum assunto, aumentando o engajamento com seu público e compartilhando informações de forma didática e assertiva. Minha sugestão é que você faça vídeos rápidos e objetivos, mas ricos em informação. Para facilitar a visualização e proporcionar interação com o seu público, disponibilize-os em algum canal apropriado, como o Youtube. Explore este material em benefício do seu e-commerce, compartilhando no seu blog, redes sociais e até mesmo na página de descrição do seu produto.
Outbound Marketing
Apesar do nome técnico, o Outbound Marketing é muito fácil de ser identificado e compreendido. Trata-se do Marketing tradicional, no qual a empresa divulga seu produto ou serviço de forma mais direta com a finalidade de prospectar clientes. Exemplo: telemarketing, rádios, comerciais de TV, feiras, eventos, mídias impressas, outdoors, flyers e outros.
A grande dificuldade deste método de divulgação é a falta de receptividade do público quando as técnicas mais invasivas são utilizadas. Isso, no entanto, proporciona constantemente ao Outbound Marketing a oportunidade de se renovar e buscar caminhos alternativos, como o digital.
Conheça algumas maneiras de usar o Outbound Marketing:
Links patrocinados
Links patrocinados são anúncios de texto exibidos em destaque entre os resultados nos sites de busca. É uma ótima estratégia para chamar atenção dos possíveis consumidores, aumentando a possibilidades de vendas através do tráfego gerado. Esta etapa exige um conhecimento mais técnico, então procure por profissionais da área ou agências especializadas que possam lhe dar este suporte.
Facebook Ads e Google Adwords
São mídias pagas que possibilitam criar campanhas e anúncios segmentados. Desta forma, você aplica vários níveis de filtros (sexo, idade, localização, profissão, interesses, etc). Isso aumenta a efetividade e o alcance do seu público nestes canais, direcionando para seu e-commerce, objetivando conversões.
E-mail Marketing
Tem um papel muito importante no processo de Outbound Marketing. Por ser uma forma direta de comunicação, utiliza para estratégias de aquisição e retenção de clientes, comunica descontos, lançamentos, promoções, etc. Importante destacar que este recurso pode ser utilizado no processo de Inbound Marketing quando a intenção é disponibilizar um conteúdo relevante. Atualmente, existem várias ferramentas para envios de e-mail marketing, bem intuitivas e de fácil utilização, como: MailBiz, Allin e MailChimp.
Mídia Programática
Mídia Programática é um método automatizado para comprar espaços de publicidade online através de um software que faz a intermediação com sites parceiros. Assim, ele facilita a operação e disponibiliza seus anúncios em vários sites. Desta forma, é possível segmentar e personalizar seus anúncios de acordo com o interesse do seu futuro cliente, além de direcionar melhor sua verba, otimizando os resultados.
Marketing de Performance
Totalmente relacionado a desempenho, o Marketing de Performance é focado em resultados e nas análises de dados que apresentam o retorno de um investimento, seja positivo ou não.
Trata-se de Business Intelligence (BI), que interpreta a movimentação do mercado e direciona o planejamento de marketing, proporcionando dados precisos para assegurar a “saúde” do seu negócio, identificando oportunidades e riscos.
Conheça alguns indicadores utilizados no marketing de performance:
Retorno sob investimento (ROI)
É um dos indicadores mais importantes, pois identifica se uma ação de marketing digital trouxe um retorno positivo ou negativo.
Para calcular o ROI, utilize a fórmula: ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento)/Custo do Investimento. Caso prefira ter uma visão analítica em porcentagem (%), basta multiplicar o resultado desta por 100. Quanto maior o valor, melhor o resultado.
Custo por clique (CPC)
Apresenta o valor investido por cada clique no seu anúncio. Para encontrar o CPC médio, faça o seguinte cálculo: CPC = (Custo total dos cliques/Total de cliques obtidos). Quanto menor o valor, melhor é o resultado.
Custo por aquisição (CPA)
Paga-se pelo anúncio, apenas quando objetivo com a sua campanha é alcançado, seja ela com foco em vendas, em cadastros de clientes, download de algum aplicativo, etc. Este valor, pode ser acordado ou pré-definido pelo canal onde irá anunciar.
Custo de aquisição de clientes (CAC)
É o valor médio investido para a aquisição de clientes. Ou seja, quanto você está pagando por cada visita no seu e-commerce que se torna cliente. Para encontrar este custo, aplique esta fórmula: CAC = (Investimento em Marketing/Clientes adquiridos).
Gostaria de encerrar este artigo ilustrando a diferença entre os três métodos apresentados acima. Tenha em mente, o processo de uma “pescaria” de sucesso:
InBound Marketing: utiliza iscas para atrair os peixes e espera eles morderem;
Outbound Marketing: joga a rede no rio;
Marketing de Performance: avalia se o clima está bom, escolhe o melhor rio, define se irá usar anzol ou rede e prepara todo equipamento necessário. Após a pescaria, contabiliza o que foi gasto e o que foi pescado.
Aquilo que não é visto, não é lembrado! Dedique tempo na análise, acompanhamento e definição das estratégias de marketing. Faça com que sua marca ganhe a visibilidade necessária para atrair seu público e garantir muitas vendas.
Fonte: Ecommerce Brasil
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