Google Search Console: conheça essa ferramenta e saiba para que serve
O Search Console é a ferramenta que mostra como o Google vê o seu site. Confira as principais informações para você extrair dados e otimizar seu site!
Se o Google Analytics é uma poderosa ferramenta para analisar o comportamento dos usuários em seu site, o Google Search Console também é peça chave para saber como os usuários chegam até lá.
O Google Search Console permite a você entender como o Google vê o seu site e fazer otimizações necessárias. Mas será que você realmente sabe como e o que analisar?
Com a “democratização” da informação, até o antigo nome Webmaster Tools foi alterado, já que o público que o utiliza já não se limita mais apenas a técnicos.
Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações para que você consiga extrair dados importantes, mesmo que você não seja um webmaster.
O que é o Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google. Até 2015, ele se chamava Webmaster Tools. No começo de 2018, foi repaginado e relançado em Beta, até setembro, quando foi ao ar a nova versão, no dia 13 de dezembro, o Google anunciou a migração dos seguintes serviços para nova versão: AMP, Index Status, Links, Manual Actions, Mobile Usability, Rich Cards, e o Search Analytics, além disso, o Google planeja migrar ainda mais funcionalidades da versão antiga para a nova.
Algumas ferramentas do antigo Google Search Console não estão disponíveis no novo, mas continuam sendo acessíveis na interface anterior. É por isso (e por hábito), inclusive, que a maioria dos usuários ainda usa a versão antiga.
Apenas de todas as mudanças, sua razão de ser sempre foi a mesma: com seus relatórios e funcionalidades, ele permite que você analise o tráfego do seu site, conferindo seu desempenho em pesquisas.
Se o desempenho estiver ruim, ele oferece formas de destacar sua páginas nas pesquisas. Além disso, a ferramenta para webmasters do Google mostra o caminho para corrigir os problemas que causam a performance ruim.
Ele é muito utilizado por especialistas em SEO, e pode ser acessado neste link. Neste post, daremos mais destaque às funcionalidades da versão antiga, pois, como falamos anteriormente, ainda é o que a maioria dos profissionais está usando.
Então, para saber um pouco mais sobre cada uma das funcionalidades continue lendo o post!
Como funciona o Google Search Console
Veja, a seguir, um pequeno resumo de cada uma das funcionalidades do Google Search Console:
1)- Aparência de pesquisa (Search Appearance): Como o Google está lendo cada parte das páginas – títulos, descrições, imagens etc;
2)- Tráfego de pesquisa (Search Traffic): O que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem (ou não) no seu site;
3)- Índice do Google (Google Index): Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
4)- Problemas de segurança: Notificações de problemas de segurança detectados em seu site;
5)- Outros recursos adicionais: Ferramentas de testes, assistentes para negócios e muito mais.
Fonte: Resultados Digitais
Kommentare