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Mobile marketing: saiba como usar e aumentar suas conversões



Os smartphones fazem parte da vida das pessoas quase 24h por dia, então vale a pena conhecer algumas ações de mobile marketing.

O que é o mobile marketing?

Sabendo que as pessoas estão cada vez mais grudadas em seus aparelhos, as empresas começaram a enxergar vantagens para se aproximar de seus consumidores. Elas estão usando esse meio tanto para tornar suas marcas mais conhecidas como também para auxiliar no aumento de vendas.

Dessa forma, pode-se dizer que o mobile marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visa, por meio das características e funcionalidades de dispositivos móveis, interagir com clientes e Leads e influenciá-los.

É importante lembrar que é preciso contar com uma abordagem natural, sem que pareça propaganda intrusiva. Assim, elabore estratégias que estejam naturalmente ligadas a utilização desse meio no dia a dia do usuário, utilizando as funcionalidades oferecidas por esses dispositivos para gerar interação.

Aproveite a oportunidade de se destacar no mercado com as vantagens que o marketing em tempo real pode oferecer através do mobile.

Por que investir em mobile marketing

Se você ainda está se perguntando se o mobile marketing é realmente importante para os seus negócios, saiba que:

  • Há mais aparelhos de celular do que televisores no mundo.

  • Cerca de 86% dos usuários de smartphone utilizam seus aparelhos enquanto assistem TV.

  • Aproximadamente 22 bilhões de dólares são gastos em publicidade para celulares.

Lembre-se, também, que o número de usuários de smartphones cresce a cada ano. Às vezes, as pessoas possuem mais de uma linha para uso pessoal.

Agora que você já sabe o quanto é importante estar nessa empreitada, vamos entender ainda melhor quais são os melhores motivos para investir.



Segmentação por geolocalização

Você precisa encontrar clientes que tenham características que necessitem do seu produto. Certo? Com a geolocalização do celular fica ainda mais fácil investir nessa estratégia!

Imagine: anunciar ou estar em contato com pessoas que procurem seus serviços ou produtos e que estejam próximos do seu estabelecimento.

Com isso, você consegue atrair mais clientes potenciais para sua loja física, caso esse seja o seu negócio, ou até mesmo mais clientes para o seu negócio por região.

Aposte na presença

Aplicativos como Facebook, Instagram, Twitter e o Foursquare são utilizados diariamente por milhares de usuários, seja para se comunicar ou se manter informado.

Por isso, não deixe de estar presente nesses meios e construir um relacionamento próximo com seus clientes, aumentando a visibilidade da sua marca.

Como fazer uso dessa estratégia?

Agora que você conhece as vantagens de utilizar o mobile marketing como estratégia para aumentar as suas vendas, entenda de que forma pode aplicá-lo da melhor forma possível.

SMS marketing

Uma das técnicas mais importantes, e também umas das mais utilizadas, é o uso de SMS.

Para aplicá-la, é necessário contar com uma lista de contatos. Você pode utilizar o envio de mensagens para diversas finalidades, como lembrar datas de pagamento, encaminhar status de pedidos, enviar promoções, informações sobre lançamentos, convites, entre outros.

Uma das principais vantagens do SMS Marketing é que ele chega a ter taxas de abertura de aproximadamente 98%! Isso não é o máximo? Imagina só quantas pessoas você pode impactar em cada campanha!

Bluetooth Marketing

Também conhecido como Marketing de Proximidade, esse tipo de ação permite utilizar a funcionalidade do Bluetooth para compartilhar arquivos multimídia com outros aparelhos e informar sobre produtos e serviços.

É uma boa estratégia para ser utilizada por negócios locais, uma vez que o alcance do Bluetooth é relativamente pequeno. Assim, podem disponibilizar arquivos, como lista de produtos ou catálogo de compras ou até mesmo arquivos de vídeos para promoção.

A grande vantagem dessa estratégia é que ela é totalmente gratuita e não exige nenhum tipo de custo de manutenção. É importante lembrar que a maior parte dos usuários deixam seus Bluetooths desligados para poupar bateria, por exemplo. Por isso, é bom também realizar uma comunicação clara em suas dependências.

Otimize seu site com páginas responsivas

Quando você quer impactar seus usuários com o mobile marketing uma das coisas mais importantes que você precisa pensar é que seu site precisa ser mobile first! Ou seja, ele precisa primeiro ser pensado e adaptado para dispositivos móveis.

Ninguém merece ter que dar zoom para navegar, não é mesmo? Um site não adaptado para mobile perde o cliente assim que ele entra. Além disso, o Google prioriza entregar em suas buscas sites que sejam “mobile-friendly”, ou seja, que levem em consideração as peculiaridades dessa versão.

Desenvolva conteúdo amigável

Antes de dividir seu conteúdo e de selecionar como mostrá-lo, você deve levar em consideração o espaço do celular.

Títulos curtos e persuasivos mostram que benefícios o cliente em potencial pode encontrar e, em seguida, leva-o a adquirir seu produto ou serviço.

Entenda o funil de vendas

Não se esqueça de aplicar seu funil de vendas ao elaborar a sua estratégia de mobile marketing. É uma das etapas fundamentais para fazer com que seu Lead chegue até a finalização da compra!

QR code

Já ouviu falar em QR Code? Essa é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados para sua estratégia. Funciona como um código de barras em 2D que o usuário pode utilizar com a câmera do celular, redirecionando-o para uma página.

Assim, você pode aumentar ainda mais o alcance de sua estratégia de marketing ao direcionar clientes de forma rápida para qualquer link na internet.

Dessa forma, você pode utilizar os QR Codes na comunicação de sua empresa, desde colocá-lo na embalagem de seus produtos, flyers e cartazes, entre outras funcionalidades.

Não se esqueça do remarketing

Em suas campanhas, crie listas de remarketing para que você possa atingir aquele cliente em potencial que já visitou seu site, mas que ainda não comprou seu produto ou serviço. Às vezes, ele só precisa de um estímulo a mais para comprar.

Google Meu Negócio

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Ele facilita aos usuários, tanto de mobile quanto de desktop, a te encontrarem. Funciona como um mapa local e, uma vez que você esteja na lista, faz seu tráfego proveniente do buscador aumentar bastante.

Estar presente nele é bem simples! Entre no Google Meu Negócio e faça sua inscrição!

Invista em campanhas multicanais

Para aumentar o alcance das campanhas, é ideal pensar em estratégias que utilizem vários canais, complementando-se. O segredo está em integrar ações com apps, redes sociais, plataformas de chat, WhatsApp, display mobile, entre outros.

Monitore e analise os resultados

Talvez você possa estar de perguntando como saber se toda a sua estratégia de mobile marketing deu certo. A principal forma é que suas vendas aumentarão!

Mas é bom ressaltar que utilizando tais ações, é possível medir cada uma na vírgula! Isso mesmo, você pode saber exatamente de onde veio cada acesso, o que gerou mais compra e todas as informações pertinentes.

Por isso, é importante, definir logo no começo da estratégia qual serão os KPIs (Key Performance Indicator) ou as métricas que te ajudarão a medir o sucesso das suas campanhas.

Com isso em mente, deve-se gerar relatórios de acompanhamento para que a ações possam ser sempre direcionadas para os melhores resultados.



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