Inovação Endomarketing: o que é, por que fazer e como fazer endomarketing. Veja com a X10:
O que é endomarketing?
Endomarketing, ou marketing interno, é a estratégia de marketing institucional voltada para o público interno da empresa. São diversas ações que compõem o endomarketing, desde a comunicação interna e as políticas de benefícios e incentivos até os eventos voltados para os colaboradores e sutilezas como a decoração da empresa.
As ações de endomarketing normalmente são traçadas em conjunto pelas equipes de marketing e RH. O departamento de Recursos Humanos procura entender as necessidades do colaborador, os problemas de clima organizacional que precisam ser superados e os desafios para aumentar o engajamento e a interação dos funcionários com a empresa.
Ao unir forças com o departamento de Marketing, eles podem traçar estratégias e ações que vão trazer resultados muito interessantes, tanto para os próprios funcionários quanto para a empresa.
5 motivos para sua empresa investir em endomarketing
Se você ainda não está convencido de que sua empresa precisa de uma estratégia de marketing interno, veja cinco vantagens que o endomarketing pode trazer para o seu público:
1. Motivação
Trabalhar em um ambiente inspirador, que demonstra preocupação com seus colaboradores, é o desejo de praticamente todo mundo. Saber que a empresa tem atenção com você faz com que você tenha atenção com a empresa.
As ações de endomarketing representam exatamente esse cuidado com os colaboradores. Certamente, o reconhecimento fará com que os funcionários trabalhem mais motivados.
Mais do que isso, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca. Funcionários motivados enchem o peito para elogiar a empresa e reforçar seus atributos e divulgam com paixão seus produtos.
Nada melhor do que ter seus colaboradores divulgando seus conteúdos em redes sociais, comentando com os amigos sobre o dia de trabalho de forma positiva e falando com os próprios clientes com entusiasmo genuíno.
2. Produtividade
Motivação também aumenta a produtividade. Quando você está satisfeito com o seu trabalho, é mais fácil ser proativo, buscar entregar algo com a melhor qualidade e correr atrás de bons resultados.
As ações de endomarketing também auxiliam os colaboradores a conhecer as motivações da empresa, seus objetivos e metas, sua missão e seus valores. Com isso, é mais fácil fazer com que os colaboradores caminhem na mesma direção, tornando-se assim mais produtivos.
3. Retenção de talentos
Que o mercado é uma grande competição não é novidade para ninguém. Ter em sua equipe profissionais preparados, capacitados e especializados pode ser um grande diferencial.
Mas é preciso ter em mente que esse tipo de profissional é o mais procurado e requisitado pelo mercado. Se a sua empresa não valoriza o seu colaborador, corre-se um risco muito grande que os melhores profissionais do seu time procurem oportunidades mais atraentes.
Nesse caso, não estamos falando especificamente de melhores salários. Existem diversas formas de reter talentos no seu time, e as ações de endomarketing são excelentes para isso. Mostre para o time que vale a pena vestir a camisa da empresa e investir seu tempo, seu conhecimento e seu futuro ali.
4. Engajamento
Através das ações de endomarketing, é possível mostrar para o seu colaborador que a empresa está aberta a ouvir suas sugestões e contribuições, e inclusive incentivar isso. Assim, funcionários motivados, alinhados com os objetivos e visões da empresa, também serão funcionários mais engajados.
Ótimas ideias e sugestões podem partir da mente dos colaboradores de diferentes áreas da empresa.
5. Clima organizacional
Passamos, em média, oito horas do nosso dia no ambiente de trabalho. As ações de endomarketing ajudam a tornar essas horas mais agradáveis, em um ambiente saudável, descontraído na medida certa e inspirador.
O endomarketing pode evitar fofocas, intrigas entre as equipes e estresse, dentre outros problemas. Mais do que isso, ele pode gerar empatia e respeito entre os funcionários, confiança entre os diferentes times e construir um ambiente saudável, motivador e inspirador.
Como fazer endomarketing
Parece ótimo, não é mesmo? Mas como então fazer o endomarketing na sua empresa? Existem diferentes formas de trabalhar as ações de endomarketing. Tudo vai depender dos seus objetivos, orçamento e recursos disponíveis.
É preciso lembrar, antes de mais nada, que o objetivo das ações é realmente agradar, motivar e interagir com os colaboradores. Seu time é o público final das ações de endomarketing e, por isso, os interesses deles devem ser levados em conta.
Fonte: Opinion Box
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