O que é Mídia Programática?
A mídia programática revolucionou o mercado publicitário e vem transformando o modo como as empresas se comunicam com seus consumidores
Mídia programática é diferente dos processos tradicionais, pois a compra de mídia é feita diretamente via software, em um leilão em tempo real, sem contato com proprietários de sites e outras pessoas. Os dados gerados permitem anúncios muito segmentados, olhando perfil do usuário e momento na jornada de compra.
Até há alguns anos, o processo de compra de mídia online — display e vídeo — era totalmente manual e consumia muito tempo.
Para anunciar na internet era preciso negociar separadamente com cada site no qual a campanha seria exibida.
E foi para tornar esse processo mais prático e eficiente que surgiu a mídia programática, uma forma automatizada de comprar espaços publicitários na internet.
Pode parecer uma coisa de outro mundo, mas foi exatamente por esse processo que passaram outros setores, como o mercado financeiro. Se antes era preciso uma ligação para os traders para comprar ou vender ações, hoje compra e venda são feitas em tempo real pelo pregão eletrônico por meio de um sistema específico: o Home Broker.
Portanto, a mídia programática nada mais é que uma nova forma de comprar anúncios online, assim como Google AdWords e Facebook Ads, que trouxe automatização, eficiência e inteligência ao processo. Sua chegada revolucionou o mercado publicitário e vem transformando o modo como as empresas se comunicam com seus consumidores.
Veja aqui um minicurso prático em vídeo de como fazer mídia programática!
Comentários