Podcast: o que é e como é utilizada no mercado
A movimentada e acelerada vida urbana tem exigido muito das pessoas nos dias atuais. Cada vez mais estamos sem tempo para executarmos nossas tarefas. Cada vez mais temos menos tempo para fazer mais coisas.
Quando falamos de consumo de conteúdo, isso também é verdade. A cada dia que passa temos mais conteúdo para consumir e menos tempo para isso.
O podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo, seja no carro, no ônibus, na academia, durante o almoço e assim por diante.
Podcast pode não ser um termo muito falado no dia a dia, mas vem crescendo e conquistando o seu espaço com a aceitação do público, por ser de fácil acesso e pela comodidade de ouvir quando e onde quiser.
Se você tem curiosidade sobre o assunto ou quer começar a fazer parte desse mercado, este post é ideal para você. Criar conteúdo em formato podcast é mais fácil do que se imagina, mas existem algumas técnicas e segredos para auxiliar neste processo como planejar, gravar, editar, publicar e — o melhor — vender usando podcast!
O que é podcast?
Podcast é como rádio, porém o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento que o ouvinte quiser. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento, e mais, ou seja, não existe limite para a criatividade.
Antigamente, só era possível ouvir um conteúdo acessando o site dos fornecedores para dar um play ou baixar para ouvir no computador de forma totalmente manual. Mas esse não era o jeito ideal de se escutar um podcast, pois era necessário que o internauta fosse até o site.
Isso aconteceu até 2004, quando Adam Curry criou uma forma automática para esse conteúdo chegar até os programas de podcasts: os agregadores de podcast. Assim funciona até os dias de hoje.
Como as pessoas usam?
As pessoas interessadas acompanham direto do smartphone ou no computador o lançamento de cada novo episódio de forma totalmente automática, podendo, assim, ouvir direto do aplicativo do celular (o agregador de podcasts) ou baixar para ouvir offline.
Uma das vantagens do podcast é o fato de ter baixa transferência de largura de banda e não consumir tanto como os vídeos, o que resulta em economia no uso dos dados da operadora de telefonia móvel.
Comments