SEO: Veja com a X10, tudo para melhor desempenho do seu site:
O buscador mais famoso do mundo, Google, foi criado em 1996 e, logo em seguida, no ano de 1997, o termo Search Engine Optimization (SEO) passou a fazer parte do vocabulário dos webmasters.
No ano de 2013 para 2014, a idealização por produção de conteúdo começou a se espalhar de forma viral. Com isso, rapidamente frases como “o SEO morreu!” se tornaram quase que jargões no mercado. Bom, se isso realmente fosse uma verdade, não faria sentido o sucesso de tantas empresas que vendem ferramentas para auxiliar trabalho de SEO e, já que tocamos no assunto, é sobre essas ferramentas de SEO que hoje vamos aprofundar.
Existem centenas de ferramentas de SEO no mercado. Algumas são focadas em uma etapa específica do trabalho e outras vêm com propostas mais abrangentes, abraçando todo o processo.
Para ajudar você a conhecer e possivelmente escolher uma ferramenta braço direito nas suas otimizações, vamos agora citar algumas delas.
Ferramentas de SEO para pesquisa de palavra-chave
A pesquisa de palavra-chave é imprescindível para um trabalho de SEO. Afinal, SEO é otimizar o seu site para melhorar seu posicionamento para… exato! Para as palavras-chave. Por essa razão, a pesquisa de palavra-chave deve ser o alicerce do seu trabalho de SEO. É importante que você se esforce bastante para ter o máximo de qualidade possível nessa etapa.
Existem algumas ferramentas que podem ser muito valiosas nessa fase, ajudando você a potencializar a qualidade e a variedade de suas keywords:
Keyword Planner – AdWords
O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza na sua plataforma de anúncios (AdWords). Ela prioritariamente foi criada para auxiliar os analistas de mídia paga na etapa inicial de planejamento das suas campanhas, mas, com o tempo, passou a ser de grande valia para os profissionais de SEO.
No Keyword Planner você consegue checar o volume de busca de qualquer palavra-chave, além de também obter várias sugestões de keywords baseadas nas palavras-chave que você já tem.
Você também pode conferir algumas informações mais específicas, como o nível de competitividade da keyword. Porém é importante enfatizar que, por se tratar de uma ferramenta de compra de mídia, informações como essas serão baseadas nos critérios desse nicho e não nos de SEO. Podem, portanto, servir para dar uma noção generalizada.
Übersuggest
Se você é um internauta assíduo do Google, já deve ter presenciado seu algoritmo de sugestão de pesquisa funcionando. Isso acontece quando você está começando a digitar na barra de busca e, antes mesmo de terminar, o Google oferece algumas opções prontas de pesquisa na tentativa de prever o que você iria pesquisar.
Bom, esse algoritmo é baseado no número de pesquisa em comum do termo que você começou a digitar, ou seja, se na maioria das vezes que uma pessoa começa a digitar “viajar” ela acaba digitando “barato”, nas próximas pequisas a tendência será o Google sugerir o termo “viajar barato”.
É importante haver essa explicação antes de falar do Übersuggest porque é exatamente dessa forma que a ferramenta trabalha. Nela você digita uma palavra-chave e ela irá listar de A a Z todas as possíveis sugestões baseadas nas intersecções das buscas.
É uma ótima ferramenta para ter insights de novas palavras-chave. Assim como o Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta muito útil em pesquisas de palavras-chave. Ela não tem um foco em novas ideias de keywords, mas sim em extrair novas informações das palavras-chave que já constam no seu plano.
O Google Trends se destaca em:
Evidenciar sazonalidades de busca para uma determinada palavra-chave;
Comparar o volume de busca de até 5 keywords de uma só vez, dentro de um período pré-determinado;
Ver a distribuição de busca de uma keyword por regiões (país, estado, cidade).
A ferramenta é gratuita
Ferramentas de SEO para análises on-page
As correções e otimizações on-page de um site são como calçar as chuteiras para entrar em campo. Tudo precisa estar em ordem para que todos seus esforços de SEO sejam 100% proveitosos para seu site.
Essa sem dúvida é uma das etapas onde há a maior necessidade de ferramentas. Isso porque o tipo de análise que precisa ser feita é muito minuciosa e não é muito difícil deixar passar alguns detalhes importantes ao averiguar todas as páginas manualmente.
Algumas ferramentas que cumprem bem o papel nessa etapa:
Screamingfrog
O Screamingfrog é uma ferramenta muitíssimo completa quando falamos de otimizações on-page. Ela não deixa passar nada. Com ela você pode:
Visualizar URLs para Otimização;
Encontrar erros de rastreamento (por exemplo, 404);
Otimizar imagens;
Localizar e avaliar conteúdos;
Analisar links externos e internos;
Simular a Snippet do Google;
Localizar conteúdos duplicados;
Detectar páginas que não estão indexadas;
Checar velocidade de carregamento;
Criar e otimizar um Sitemap.xml.
A ferramenta possui uma versão gratuita, porém com algumas limitações. Na versão paga, todos os itens acimas podem ser usados sem moderação!
Google Search Console
O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é uma ferramenta bem importante para qualquer projeto de site que você venha a começar. A ferramenta auxilia bastante muitos itens importantes do on-page de um site.
Ao longo do tempo, a ferramenta praticamente se tornou protocolo de qualquer estratégia de SEO que é iniciada, sendo indispensável. Sem dúvidas um dos grandes motivos disso é o fato de ela ser gratuita e também por trabalhar muito bem junto com o Google Analytics.
O Google Search Console também funciona como um intermediador do motor de busca para o analista de SEO, avisando sempre que houver uma penalidade ou alguma outra notificação importante.
Está começando do zero o seu site e quer que ele seja otimizado para os motores de busca? Então o Google Search Console precisa ser prioridade nas ações.
Google PageSpeed
Para aqueles que ainda não sabem, ressalto: A velocidade de carregamento de uma página é um fator de rankeamento sim!
E é por esta razão que o Google PageSpeed vem sendo cada vez mais procurado: ele atua dando orientações pontuais para que seu site fique mais rápido!
A ferramenta é bem fácil de se usar e é muito útil na otimização de velocidade do site. Além de orientar seu site para que ele fique mais rápido no desktop, ele também passa instruções voltadas especificamente para mobile, que sabemos ser uma grande tendência dos últimos anos.
A ferramenta é gratuita.
Fonte: Resultados Digitais
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