Veja com a X10, como tornar o Facebook um aliado do seu negócio:
FACEBOOK: O ALIADO DO MARKETING DIGITAL
O marketing digital nada mais é do que um novo método de divulgação de produtos e serviços ou marcas por meio do ambiente online.
Se você está investindo nele o Facebook será um aliado muito importante para conseguir alcançar bons resultados em suas estratégias.
Afinal, você deve estar onde seu público está. E pelos números apontados ao longo do conteúdo, você já pode imaginar que parte do seu também está por aqui.
Além de ter um um alcance de público enorme, o Facebook possibilita uma comunicação mais próxima do usuário, por meio de comentários, curtidas e até mesmo compartilhamentos.
Isso pode tornar a experiência do usuário mais descontraída e dá a chance de aproximar o público-alvo da sua marca com mais facilidade.
Mas se você fizer todo esse trabalho de divulgação sozinho, sem o auxílio, é possível que campanha fique incompleta, sem usar todos os recursos oferecidos pelo Facebook.
Por isso vamos listar 12 dicas para você aprender como trabalhar com marketing no Facebook:
1. DEFINA UM PLANEJAMENTO
Antes de iniciar qualquer ação de marketing é preciso definir um objetivo. E no facebook, não é diferente.
O que você deseja alcançar com seus anúncios? Qual interação você terá com seu público? Qual linguagem será utilizada? Quais dias e horários você irá divulgar o trabalho?
Todas essas questões devem estar muito bem definidas antes de iniciar qualquer divulgação em suas redes sociais.
No início foque em aumentar o número de seguidores. Quanto mais pessoas na sua página, maior será a audiência.
E o objetivo é alcançar um grande público, não é?
2. CRIE UMA FANPAGE, NÃO UM PERFIL
Esse é um dos erros mais comuns em estratégias de marketing no Facebook.
Os empresários, em vez de criarem uma fan page, fazem um perfil comum, como se fosse de uma pessoas física. Este é um erro muito grave.
Mas qual o problema nisso? O mais importante não é estar no Facebook?
Sim e não.
É importante estar no Facebook, mas da maneira mais adequada.
Um perfil para pessoa física é focado para o uso pessoal e não tem os recursos feitos exclusivamente para o Facebook voltado a negócios.
Por isso é muito importante não cometer este erro, ele pode pôr todo seu planejamento por água abaixo.
3. COMPLETE AS INFORMAÇÕES DA SUA PÁGINA
Depois de aprender a criar uma página no Facebook para negócios, é importante preencher o máximo de informações possíveis para informar seu potencial consumidor sobre seu empreendimento.
Muita atenção com o preenchimento seção “sobre”.
Este espaço é dedicado a informações de grande relevância da sua empresa. Todas elas de extrema importância para o seu público.
Veja algumas delas:
Descrição de contatos (e-mail, telefone, website);
Apresentação de produtos e serviços;
Horário de funcionamento da empresa;
Cardápio, caso seu negócio seja voltado à gastronomia;
Se for uma empresa já premiada por alguma atividade, deixe essa informação em destaque.
Se você achar necessário, também indicamos que você faça um pequeno texto explicando o que sua empresa faz e oferece, além de expor a visão e valores que defende.
4. IMAGENS DE PERFIL E DE CAPA
O primeiro contato dos usuários com sua página será feito por meio da capa e foto de perfil.
Não preciso nem dizer que você deve elaborar imagens bem atrativas e com a maior qualidade possível, né?
Ah, não podemos esquecer: as imagens devem fazer alguma referência ao seu negócio.
Dê uma olhada em como fizemos aqui na Ideal Marketing:
A imagem de perfil é o nosso logotipo. Já a de capa, embora não tenha as cores da nossa identidade, colocamos o logotipo discretamente, logo abaixo da frase em destaque.
Seu projeto ainda não tem um logo definido? Clique no link e saiba como criar um logotipo para o seu negócio agora mesmo!
Veja algumas dicas para você criar imagens incríveis para criar sua página no Facebook:
Use seu logo ou algo que remeta a ele em sua foto de perfil;
Utilize cores relacionadas a sua marca;
Transmita alguma mensagem instigante com sua capa, algo inspirador ou até mesmo um anúncio de um novo produto, serviço ou evento oferecido por sua empresa;
As imagens do perfil e capa do Facebook devem conversarem entre si, ou seja, devem ter alguma relação.
Mudar a capa da sua página do Facebook periodicamente também é uma boa prática. Isso passa um ar de inovação e reafirma ainda mais sua presença na rede social.
5. TENHA UMA EQUIPE
Por mais que você tenha aprendido como criar uma conta no Facebook, trata-se de uma ferramenta um pouco complexa quando o tema é marketing digital.
Complexa, não impossível de aprender a manuseá-la com o tempo. Então fique conosco para ficar craque.
Embora dê para aprender tudo isso, a presença de profissionais é indispensável para coletar resultados ainda mais positivos em suas estratégias de marketing no Facebook.
Profissionais com experiência em redes sociais e também em ações de marketing podem contribuir – e muito – com o desenvolvimento de estratégias no Facebook para sua empresa.
Por isso é importante montar uma equipe de profissionais focados em trabalhos no Facebook.
O facebook oferece a alternativa de adicionar mais de uma pessoa para administrar sua fan page. Assim o trabalho de todos será facilitado.
6. DEFINA SUA PERSONA
Como você já pensa em estratégias de marketing digital no Facebook, talvez já tenha se deparado com esse termo em algum lugar, não?
Nunca ouviu falar? Não tem problema. Vamos falar um pouco sobre.
Persona nada mais é do que o cliente ideal do seu negócio.
É uma representação semi-fictícia do seu cliente. Semi-fictícia porque é uma figura irreal, mas baseada em fatos reais do seu negócio.
Muitos a confundem com público-alvo, mas há pequenas diferenças.
Público-alvo é muito menos certeiro e vamos mostrar o porquê nos exemplos logo abaixo.
Se você tem um negócio de artigos esportivos, seu público-alvo pode ser jovens de 15 a 28 anos, que gostam de esportes, com renda média de R$ 2.000 por mês e estudantes de educação física.
Já sua persona é a Clara Mendes, de 21 anos, com salário de R$ 2.300 por mês, estudante de educação física.
Clara é solteira, gosta de realizar atividades físicas todos os dias e, aos finais de semanas, prefere ficar em mais tempo em casa e assistir filmes e séries.
Notou a diferença?
O público-alvo é algo muito mais abrangente.
No exemplo dado podemos encontrar vários grupos dentro do mesmo público. Podem ter estudantes que gostam apenas de um esporte específico e com idades bem diferentes umas das outras.
A persona fala de um personagem específico, com informações baseadas no seu próprio negócio. Não há nenhum dado inventado.
A criação de uma persona facilita o desenvolvimento dos projetos de marketing da sua equipe.
Com ela os profissionais saberão exatamente com quem estão lidando e isso facilita em diversas tomadas de decisões, como linguagem adotada e tipos de exemplos citados ao longo dos materiais.
Quer aprender o que é persona nos mínimos detalhes? Clique no link acesse nosso conteúdo
Fonte: IdealMkt
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